AS REDES SOCIAIS E A CONTRATAÇÃO

A contratação de um novo colaborador é um momento extremamente importante para a empresa, critérios devem ser definidos e avaliados para que aquela pessoa seja a adequada para ocupar o cargo.

Os profissionais de Recursos Humanos são livres para buscar profissionais em qualquer meio, seja em sites, indicações, contato, divulgações da vaga…e com isto, quando necessário, podem fazer uma espécie de investigação ou avaliação, onde pequenos pontos podem realmente fazer a diferença.

As redes sociais são acessos onde as pessoas normalmente acabam expondo o que são. Questões de caráter, postura e o melhor: “comportamento”. E é exatamente este fator que as empresas buscam investigar nos perfis online dos candidatos em redes sociais. 

É claro que vai depender muito, também, de qual perfil a empresa está buscando, qual cargo, mais especificamente. Por exemplo: É para ocupar um cargo mais informal? Ou formal?

Também tem a questão de qual rede social este profissional está. O Linkedin por exemplo, é mais formal. Já o Facebook é considerado um pouco mais informal. 

O profissional pode, por exemplo, fazer comentários discriminatórios, postar fotos, vídeos que sejam provocantes ou impróprios, falar mal de algum ex colega, isto já terá um impacto na decisão de contratação. Aliás, o profissional de RH da empresa, poderá até mesmo, montar a estrutura da entrevista para aquele candidato, baseando-se nas informações visualizadas nas redes sociais, para identificar se condiz com o que foi visto.

Acho importante também, cuidar da escrita, erros de português, etc. 

Isto tudo pode ser pensando para fins de: busca de novas oportunidades ou até mesmo promoção na empresa.

Assim como os candidatos estão sendo analisados, a divulgação das vagas também muitas vezes pode ser através de redes sociais e na maioria das vezes, existem resultados satisfatórios de divulgação.

Então, com este post sobre CURIOSIDADES, deixo a mensagem:

⇒ Muito cuidado ao se expor na internet, ao compartilhar conteúdos, ao postar. Tudo pode estar sendo analisado! Se estás em busca de uma nova oportunidade então…mais cuidado ainda!!!!! Sua imagem diz muito sobre você!

Abaixo, link de uma reportagem do G1/ECONOMIA:

clique aqui

Espero que gostem, aguarde a próxima curiosidade! ♥

Deixe uma resposta