Gestão do Tempo

Um tema que se resume a seguinte frase “eu não tenho tempo”, sim eu mesma já usei muito essa frase, para me sabotar e usar a procrastinação , chegou um dia que comecei a utilizar uma planilha(excel) onde por uma semana fui avaliando as minhas atividades diárias e mensurando quanto tempo levava para realizar, no começo um pouco chato, mas quando comecei a ver o tempo que perdia com atividades que não me traziam absolutamente nada de bom, tive a auto motivação para concluir a planilha e passar a fazer a melhor gestão do tão precioso “tempo”.

Com toda a certeza, no momento que colocamos no papel temos um susto e a mudança veem.

Sendo assim, em nome da ColaboraRH, quero compartilhar essa minha experiência e um método, com vocês para que consigam realizar atividades que não estão na sua rotina, mas que gostariam muito de realizar.

E você conhece o Método Pomodoro?

A chamada técnica Pomodoro (tomate, em italiano) é outra opção dentre as técnicas de gestão do tempo consideradas eficientes.

O método, inclusive, é bastante utilizado por alunos que buscam um melhor aproveitamento em seu tempo de estudos.

Criada na década de 1980, a técnica prega a divisão de fluxos de trabalho em intervalos de tempo (chamados de “pomodoro”, cada qual de 25 minutos), prometendo estimular o foco e agilidade do funcionamento do cérebro. As etapas do método seriam:

  1. Listar: Crie uma lista de tarefas que precisa realizar
  2. Cronometrar: programe um cronômetro para 25 minutos
  3. Trabalhar sem pausas: da lista inicial, selecione uma tarefa para realizar primeiramente e trabalhe nela sem quaisquer interrupções (é essencial não pausar a tarefa nesse período!)
  4. Pausa: assim que os 25 minutos acabarem, faça uma pausa de 5 minutos, aproveitando esse tempo para fazer algo que te relaxe.
  5. Retomada: depois do intervalo, retome as atividades por mais um “pomodoro”. Realize intervalos ao final de cada um.
  6. Pausa Longa: após quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa – de 30 minutos – e, depois, recomece a tarefa.
  7. Tarefa concluída: apenas ao terminar, risque a tarefa de sua lista inicial.

Meus sinceros votos que possam realizar tudo que lhe faça feliz, tendo assim, harmonia em todos os aspectos da sua vida.

Acredite em você, pois consegue sim, avalie mais como você está algo que não volta mais, “o tempo”.

Com carinho!

Rubiana Garcia Marques

ColaboraRH


colaborarh

Assessoria em Gestão de Pessoas