Embora a maioria das pessoas não se preocupe constantemente com a atualização e organização de currículo, principalmente quando estabilizadas, seja pela falta de paciência ou tempo de se preocupar com o mesmo, o currículo é a sua primeira IMPRESSÃO PROFISSIONAL!
(dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?).

Além dos cuidados como estrutura – Aqui entra: gramática, interpretação e toda sistemática dele, também é de grande importância mantê-lo sempre atualizado.

Com isso, é indispensável a participação em cursos/palestras/workshops…estes eventos podem e devem inclusive, serem mencionados em seu currículo. Qualquer informação que muitas vezes não imaginamos ser tão relevante, pode ser o diferencial para sua contratação.

Sabemos que na busca por uma oportunidade, o primeiro passo, que vem logo em mente é: Vou arrumar/organizar o currículo e enviar logo!

Mas será que em um processo de busca por vagas, é somente o currículo que importa? Não podemos ousar mais e então tentar ao máximo nos destacarmos?

É dentro deste contexto, que aparece a: CARTA DE APRESENTAÇÃO como um diferencial e complemento ao currículo. Este procedimento já é antigo e muito utilizado como nos EUA, por exemplo. Já no Brasil, dificilmente esta prática é adotada.

A carta de apresentação, nada mais é do que uma forma de comunicar por escrito, maiores detalhes de sua trajetória profissional, vivências, interesses/objetivos, até mesmo competências profissionais.

Nela, é possível explorar informações que muitas vezes não estão no currículo, até porque o currículo deve ser o máximo possível pontual e objetivo. Sendo assim, a carta de apresentação acaba sendo uma adição onde é possível mostrar mais flexibilidade.

Eu, particularmente, como profissional da área de Gestão de Pessoas, acho super válido e de grande relevância o uso deste meio para buscar oportunidades desejadas. Ela desperta interesse ao selecionador, se elaborada da forma correta.

Acredito que toda e qualquer forma que o profissional utilize para demonstrar suas capacidades e todas as informações possíveis, é interessante, visto que, muito provavelmente como é na maioria dos casos, o profissional irá enviar o currículo e a carta de apresentação, antes mesmo de ser chamado para a entrevista. Logo, esta é a grande oportunidade que ele tem de expressar/apresentar e atrair o selecionador para ser chamado à entrevista e poder então, conquistar algum cargo.

Categorias: RH/GP

colaborarh

Assessoria em Gestão de Pessoas