Você sabia que para cada cargo/função são necessárias algumas competências profissionais essenciais? Que a competência é uma ação da qual agrega valor às situações?

Neste artigo, vamos tratar de competências individuais e comportamentais.

Conforme já mencionado em um artigo anterior, as competências são baseadas no CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes.

Este conjunto de fatores estão sendo cada vez mais valorizados em profissionais, principalmente no momento de sua contratação.

As capacidades de um profissional podem ser as mais diversas e não bastam apenas capacidades técnicas, é preciso muito mais que isto. É preciso pensar em competências que ajudarão no seu desenvolvimento de carreira, assim como atingir melhores resultados e gerar um maior nível de satisfação.

Quando pensamos em competências, vale lembrar inicialmente que não se deve focar apenas naquilo que você é bom, mas também das competências que carecem de melhor aprofundamento e melhoria.

DICAS DE ESTRUTURA PARA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Para conseguir esta organização de competências inferiores, estabeleço como dicas básicas, uma estrutura conforme abaixo:

Reflexão: No primeiro momento, é necessário pensar em objetivos profissionais, desejos, metas, bem como fazer uma ligação do cargo com as competências necessárias para o mesmo.

Definição: Após refletir, é importante definir as competências fundamentais.

Conhecimento: Conhecer estas competências, pesquisar sobre elas.

Ações de Capacitação: Pesquisar, ler, aprender, treinar.

Gerenciar: Administrar e fazer com que não se percam as ideias e o aprendizado, bem como as práticas de desenvolvimento de competências.

Este é um assunto bastante amplo e estas são apenas algumas orientações de formação para se organizar pensando em competências.

O desenvolvimento de competências trás ótimos benefícios, principalmente quando se trata de competitividade no mercado de trabalho e suas exigências.

Tudo pode ser melhorado, através de treinamento. Assim, obtendo melhor aptidão profissional.

Além disto, é importante também pesquisar competências mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente, as que estão em alta e seguir a estrutura acima, mantendo-se bem informado, pois estas podem variar.

Categorias: RH/GP

colaborarh

Assessoria em Gestão de Pessoas