O que significa valor pessoal para você? Será que realmente eu entendo a real verdade sobre o que é valor?

Hoje nosso artigo é para refletirmos um pouco mais sobre esta palavrinha que tem uma importância enorme.

Os valores nada mais são, do que um conjunto de memórias, que na realidade, definem todo o seu comportamento com as outras pessoas e também nos ambientes dos quais você está inserido.

Existem numerosos valores que podemos citar, porém cada indivíduo possui os seus.

Em tudo e todas as coisas das quais você faz, mas focando aqui na área de “trabalho”, estes valores devem estar alinhados.

Suponhamos que você está em busca de uma recolocação profissional e é chamado para uma entrevista de emprego, todavia, irá ficar motivado, criar expectativas. Porém, quando chega no local, faz as observações e durante a entrevista percebe que os valores mencionados e dos quais você analisou, não estão de acordo com os seus. Talvez a ética, comprometimento, honestidade, enfim, podem ser diversos valores que não coincidem com o seus.

Primeiro passo, o que fazer?

Antes de mais nada, você precisa definir seus principais valores.

Humildade, Responsabilidade, Solidariedade…são muitos, cada um pode pensar nos seus! E pode até mesmo escrevê-los, para que fiquem registrados.

Sabendo quais são os seus principais valores, aqueles que você da mais importância, com a absoluta certeza, sua vontade e sua dedicação estará voltada a encontrar coisas ou pessoas que estejam alinhadas à estes valores, certo? Pois caso contrário, sabe que a decepção será muito maior ou pode gerar incertezas.

Após determinar quais são estes valores, raciocinamos na pergunta:

Vale a pena trabalhar em uma empresa, mesmo sendo muito conceituada, que tenha os valores contrários dos seus?

A resposta, cada pessoa tem a sua. Mas se pararmos para refletir, grande parte de pessoas insatisfeitas com as sua atuação atual, é justamente porque estão em um ambiente do qual os valores não se ajustam! Claro que existem outros diversos fatores que ocasionam a falta de motivação por exemplo, entretanto, a diferença de valores pessoais com os da organização, pode ser sim, uma parte muito relevante que ocasiona o descontentamento da pessoa em uma organização.

Deixo neste artigo, como mensagem, a reflexão da questão valores.

A importância de defini-los em nossa vida, para obtermos cada vez mais sucesso na nossa carreira profissional. Pensando onde e como nos encaixamos melhor, no ambiente de trabalho.

Categorias: RH/GP

colaborarh

Assessoria em Gestão de Pessoas