Olá pessoal!

Hoje vou falar um pouquinho sobre a CULTURA ORGANIZACIONAL.

Ouvimos muito falar em cultura e clima organizacional quando estudamos administração, RH ou áreas afins…

Com relação ao clima ouvimos muito mais, seja em nossas empresas ou em nossos estudos, pois medir o clima é um fator bem comum para as empresas que estão sempre buscando o melhor. Este clima normalmente é medido através de Pesquisas de Clima, que é uma ferramenta onde se constatam questões como grau de motivação, grau de satisfação, entre outras.

Chegando na cultura, ressalto que no meu entendimento: “O clima é o reflexo dos efeitos da cultura”. Cultura esta, que não ouvimos falar tanto assim como o clima, mas que também é de grande importância. E o que grandes empresas não sabem, é que a cultura que a pessoa leva para empresa também pode influenciar nas questões de clima, conforme citadas anteriormente: como grau de motivação, grau de satisfação, entre outras.

Analisar o contexto geral de ambiente organizacional, ajuda muito em todos os fatores!

Segundo o autor, Idalberto Chiavenato:

“A cultura é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização”.


Cultura x Recrutamento & Seleção

Quem acompanha meu blog sabe que eu adoro falar de Recrutamento e Seleção hehe, então partindo deste pressuposto (kkk), quero dizer aqui que para efeitos de contratação de um profissional, identificar esta cultura organizacional reforça o sucesso na contratação, pois fica mais fácil encontrar o perfil ideal para fazer parte daquela empresa. Não frustando também o profissional, que irá ser contratado caso obtenha aspectos de cultura alinhados à cultura da empresa. (lembra do que mencionei acima, sobre cultura da própria pessoa?).


Embora a cultura possa apresentar aspectos mais formalizados, acho que ela pode ser considerada como aquelas normas que não estão exatamente escritas, ou seja, aquelas mais “informais”.

Sabe-se que não é fácil desenvolver uma boa cultura, sendo que ela já vem estruturada, desde que a empresa foi criada. Cada uma tem a sua, é difícil modificá-la, mas não é impossível!

*Lembrando que para que tudo funcione corretamente, a cultura precisa ser sempre BEM CLARA para todos que fazem parte da organização!!!

Por hoje é isto, espero que gostem.

Abraço! ♥

Deixe seu comentário abaixo 🙂

 

Foto – Fonte: http://clubedosadministradores.adm.br/cultura-organizacional/

Categorias: Artigo

colaborarh

Assessoria em Gestão de Pessoas