Quem não quer se destacar no trabalho?

Quem não quer ser um “diferencial” para a empresa?

Nos dias de hoje a concorrência está acirrada, precisamos sempre nos atualizarmos e seguir em busca de conhecimentos para não sermos deixados para trás!

Já sabemos que ser uma pessoa comprometida, responsável, dedicada, organizada etc, etc, são requisitos importantes para ser um bom profissional. Quando você é questionado em uma entrevista de emprego: Quais são as suas qualidades ou competências? Normalmente as respostas são essas palavrinhas aí de cima! Meio óbvio, não?

Porém, para ser aquele profissional que se diferencia mesmo, aquele que terá muito sucesso em sua carreira…bom, vou falar mais abaixo hehe

Semanas atrás fiz um post sobre a RESILIÊNCIA que considero um tipo de comportamento essencial e de muito valor no ambiente de trabalho. É toda aquela questão de flexibilidade, reações positivas com relação as adversidades.

Como profissional de Recursos Humanos, baseando-me como atuante do subsistema de recrutamento e seleção, em minhas entrevistas analiso cuidadosamente todos os critérios para cada função/cargo. Sendo assim, sempre existem aquelas competências essenciais à um profissional de sucesso.

⇒ Neste post, irei listar 05 competências que considero as mais relevantes, para se tornar “destaque” no seu trabalho:

01 – Saber planejar = PLANEJAMENTO: acho que antes de mais nada, o bom profissional precisa: planejar! Tudo, eu digo, TUDO MESMO que desenvolvemos no trabalho, precisa de uma preparação e se o profissional faz isto, com muita dedicação e análise é o primeiro passo para a tomada de decisão, que vem chegando aí em seguida…

02 – Saber tomar decisão/solucionar problemas = TOMADA DE DECISÃO/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: o profissional com esta competência desenvolvida se destaca, porque ele tem capacidade de analisar a situação, fazer uma simulação de consequências, definindo e por fim, implantando, ações que possam resolver a situação. Isto é muito bom!

03 – Saber liderar = LIDERANÇA: está totalmente ligado à iniciativa, aquele perfil de comando, de dar a partida, sabe? Sabendo como administrar/liderar uma equipe.

04 – Saber empreender = EMPREENDEDORISMO: esta competência não significa aquela história de pensar “ser um empreendedor e não um empregado”, “ser o que manda”, não é isto, mas sim ser uma pessoa que tem boas ideias e pensa sempre em inovação, que tenta e erra, que tenta e tenta de novo…

05 – Saber ter bom relacionamento interpessoal = COMPETÊNCIA INTERPESSOAL: por último, obviamente, esta competência não poderia ficar de fora: é o famoso “saber trabalhar em equipe”, ter um bom relacionamento com colegas de trabalho, ligado a cooperação.

Além destas 05, quero deixar registrado aqui que a ATUALIZAÇÃO do profissional é um fator mais que importante. Na minha opinião, como citei anteriormente, a busca pela qualificação é a base de tudo, é algo que devemos pensar mesmo quando encontramos aquele emprego tão esperado! Pois o “destaque” será para aquele que busca mais, que se capacita, que lê muito, que vai atrás das informações, notícias, principalmente dentro da sua área de atuação.

Pense nisso!!!!!!

Se já tiveres um trabalho, lembre-se destas 05 competências!

Se estiveres em busca de oportunidade, leia bastante e fique por dentro destas 05 competências!

Abraço e até a próxima! 🙂

 

Categorias: RH/GP

colaborarh

Assessoria em Gestão de Pessoas